• 03-03-2023 14:24

Vereadores recebem forças de segurança para debate acerca de ações ostensivas

Atendendo a convite do vereador Sorrisal, entidades e forças de segurança se reuniram na tarde da ultima quinta-feira (02), na sala de reuniões da Câmara Municipal de Umuarama, num primeiro encontro tendo como propósito o desenvolvimento de estratégias relativas a ações ostensivas de abordagens em pessoas em situação de rua.

A reunião também foi acompanhado pelos vereadores: Ana Novais, Cris das Frutas e Mateus Barreto. Participaram do encontro o Dr. Arlindo Vieira – Representante da ACIU e Conseg (Conselho de Segurça), Roger Fiopato – Centro POP, Valdiney Roberto Rissato e Marcos Aparecido Rodrigues – representantes da Guarda Municipal, o Major QOPM Claudio Roberto Longo Silva, acompanhado do Tenente Rafael Amaral Alves, do Professor Clodoaldo Porto Filho, psicólogo da Defensoria Pública do Estado do Paraná e o professor Bruno Oliveira, presidente da Sociou (Sociedade Civil Organizada de Umuarama).

TRATATIVAS

Este foi a primeira de outras reuniões a serem realizados nos próximos dias com intuito do desenvolvendo de um plano de ação que possa sem empregado, o quanto antes, no sentido de fortalecer a segurança pública, em especial ao que, diz respeito aos moradores de rua. O Major Cláudio endossou que, em muitos casos, os moradores de rua não aceitam a socialização, o que exigia ações mais intensas, em conjunto com o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Ele sugeriu a implantação de mais câmeras de segurança e monitoramento e identificação de pessoas, além da realização de levantamento dos moradores de rua presentes no contexto urbano. Também reforçou o conceito de que o monitoramento é uma das formas modernas de maior eficiência no controle de ações libidinosas. Outro ponto foi o anúncio de que em maio, policiais formandos vão para as ruas, e em setembro, alguns deles estarão formados e prontos para assumirem as atribuições em sua totalidade.

Ainda em se tratando do monitoramento por câmeras, Valdiney Roberto Rissato destacou que em Umuarama já existem algumas unidades instaladas e que, após sua efetivação, o trabalho de monitoramento realizado pela Guarda Municipal se mostrou eficiente em poucos dias. De acordo com ele, investimentos na ordem de R3 a R$ 4 milhões podem garantir a implantação de câmeras de reconhecimento facial em toda a cidade, o que oportunizará um salto muito importante para a segurança pública municipal.

DROGRADIÇÃO

Quanto ao contexto que envolve os moradores de rua, Roger Fiopato ressaltou que 80% das pessoas em situação de rua apresentam problemas com drogas e bebidas, alguns dos quais diagnosticados como esquizofrenia, conforme dados levantados pelos órgãos competentes, o que também evidencia a questão de saúde pública que envolve o contexto.

Os apontamentos de Roger foram reafirmados pelo professor Clodoaldo Porto Filho. Ele já realizou trabalhos de levantamento da população de rua no município de Londrina, e sem disponibilizou para auxiliar em ação que venha a ser desenvolvida em Umuarama com o mesmo propósito. Os números mensurados em um levantamento desta natureza são de fundamental importância na definição de estratégias.

RESPOSTA RÁPIDA E OBJETIVA

O presidente do Sociou, Bruno Oliveira relatou que no dia 23 de dezembro passado, enviou ofício ao Poder Executivo, por meio do qual solicitou que a definição de estratégias que envolvem a situação de moradores de rua não fossem submetidas a comissões, tendo em vista a necessidade de ações emergenciais. De acordo com ele, a sociedade precisa de ações rápidas. No ofício encaminhado à prefeitura, alertava-se que crimes poderiam acontecer em Umuarama por conta da situação dos moradores de rua, o que, de fato, foi constatado em dias e semanas posteriores.

REFORÇO POLICIAL

Ao fazer uso da palavra, Dr. Arlindo relatou que, em nome do Conseg, encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando que os novos formandos da Polícia Militar permaneçam, em sua maioria, em atividades no município, além de outras tratativas relativas à segurança pública municipal. Também se comprometeu, em nome do Conseg e da Aciu, em colaborar com todas as iniciativas que venham a ser desenvolvidas, inclusive em se tratando de campanhas publicitárias que venham alertar a população sobre cuidados e demais temas relativos aos moradores de rua.

CÂMARA DE VEREADORES

Todos os vereadores que participaram da reunião reforçaram seu compromisso para com a segurança do município, tendo em vista ainda diversos requerimentos, indicações e demais procedimentos realizados pelo Poder Legislativo em prol do tema. Eles também se comprometeram em buscar alternativas de financiamentos públicos para a instalação de cerca de 100 câmeras de monitoramento e reconhecimento facial, além de participação efetivam em todo o processo relativo ao tema.