• 20-07-2021 00:00

EM MAIS UMA OITIVA, MARCOS NAVARRO E CLODOALDO SARLO SÃO OUVIDOS PELA CPI DA COVID

A CPI da Covid segue com oitivas onde são ouvidas testemunhas que possam colaborar com os trabalhos da comissão. Até o momento foram ouvidas oito testemunhas e, duas delas falaram hoje em reposta a questionamentos dos parlamentares, sendo eles o contador da Prefeitura Municipal de Umuarama, Clodoaldo Rogério Sarlo e o Secretário Municipal de Fazenda, Marcos Navarro.

Como de costume, após os trâmites oficiais da reunião, a presidente da Comissão, vereadora Ana Novais iniciou os questionamentos. Dentre eles, perguntou a Marcos Navarro sobre como funciona os trâmites da movimentação financeira das contas bancárias denominadas ?Fundo Municipal de Saúde?, sobre a contratação e prestação de serviços dos hospitais locais, como os valores tramitam na contabilidade, informação sobre se é permitido a compensação de valores de IPTU na prefeitura, através das AIH dos hospitais.  O contador respondeu questionamentos referentes as contas do fundo municipal de saúde, os valores dos recursos de ordem federal e estadual, sobre os pagamentos das despesas, dos empenhos das despesas do fundo municipal de saúde, e dos recursos que vieram para o combate a pandemia da Covid - 19.

Ednei do Esporte, vice-presidente, indagou a respeito de quem era responsável por fazer o cadastro das emendas parlamentares. Solicitou informações ao Clodoaldo sobre os contratos da saúde, além das despesas para a contratação de serviços e equipamentos para a saúde, e quem acompanha as despesas e a prestação das contas do Fundo Municipal de Saúde. Para o Secretário Marco Navarro, pediu esclarecimentos se era comum a contratação direta terceirizada na administração pública, também sobre as notas fiscais de prestação de serviços das empresas da área da saúde.

Dentre as indagações de Mateus Barreto, houve pedido de informações a ao contador Clodoaldo sobre quem era os deputados estaduais e federais que enviaram as emendas parlamentares no ano de 2020 e 2021.

Cris das Frutas solicitou informações ao Clodoaldo, as dúvidas da vereadora diziam respeito a licitações com as empresas, questionando que sempre as mesmas empresas vencem as licitações, que possivelmente estariam ligadas ao grupo politico da atual administração, ressaltou sobre a importância da melhor publicidade e oportunidade que deveriam dar para outras empresas, na livre concorrência.

Já o vereador Sorrisal pediu esclarecimentos sobre ao Secretário Marco Navarro, sobre se houve compensação de IPTU, para os hospitais. A Clodoaldo, suas dúvidas se voltaram sobre a auditoria realizada pelos médicos através da contratação de empresa.

PRÓXIMA SEMANA
Os trabalhos da CPI da Covid seguem na próxima semana dia 27/07/2021, quando serão ouvidas as testemunhas ex diretora da Saúde Renata Figueiredo Compagnole de Oliveira, e Lúcia Sampaio Dias, sócia da empresa Sampaio Dias & Vasquez de Souza Serviços de Enfermagem Ltda. Todas as reuniões são transmitidas em tempo real, tanto no site da Câmara, quanto na fanpage no facebook.