• 19-04-2021 00:00

Vereadores aprovam moção de apelo e apreciam outros cinco projetos

Na pauta de discussões da sessão ordinária desta segunda-feira (19), estavam seis matérias, e dentre elas, a Moção 06/2021, de apelo aos deputados federais do Paraná, à presidência do Banco do Brasil e ao Ministério da Economia. O texto é assinado por todos os parlamentares, volta à solicitação de ajustes em medidas a serem implantadas pela instituição bancária no território nacional.

Conforme ementa da proposta, um de Plano de Reestruturação foi lançado pelo Banco do Brasil em janeiro deste ano e, dentre suas medidas, determinou o desligamento, sem reposição, de 05 mil funcionários; fechamento de mais de 100 agências e transformação de outras 200 em postos de atendimento. Além disso, a extinção da função de Caixa, o que resultaria em redução salariam de centenas de funcionários.

Os vereadores também endossam que mesmo que a reestruturação não tenha afetado diretamente Umuarama, com exceção da extinção da extinção da função caixa, tais medidas resultarão em inúmeras consequências negativas.

Desta forma, a moção a ser remetida aos deputados federais, Banco do Brasil e Ministério da Economia pede a realização urgente de concurso público a fim de repor o quadro de funcionários desligados, cancelamento do fechamento de agências e revisão dos critérios de transformação de agências em postos de atendimento, revogação da medida que determinou rebaixamento salarial e abertura de negociações com representantes dos sindicatos, ao menos no que diz respeito às medidas as quais afetam o cotidiano dos bancários e bancários do Banco do Brasil.

Quanto aos projetos, todos estavam em segunda discussão e votação, sendo o primeiro em pauta o Projeto de Lei 003/2021, de autoria do vereador Sorrisal ? Amigo do Povo, prevendo a criação do ?Programa de Defesa Pessoal para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica ? Reage Maria?, voltado ao treinamento de mulheres para que possam se defender de agressões domésticas. Em votação, a matéria foi rejeitada com sete votos contrários.

Em segunda discussão e votação também estava o Projeto de Lei 008/2021, assinado pelos vereadores Ana Novais e Sorrisal. A proposta foi aprovada por unanimidade, e se volta à implantação de ações destinadas à transparência e a divulgação da lista de vacinados no Plano Municipal de Vacinação contra o COVID19, com ampla divulgação pelo Poder Executivo Municipal e acesso facilitado e irrestrito referentes ao andamento do Plano Municipal de Vacinação.

Os outros três projetos são de Decreto Legislativo, ambos em segunda discussão e votação. Dois deles, de números 19 e 21/2020 - do vereador Ronaldo Cruz Cardoso previa a denominação de vias públicas. O terceiro, assinado pelo vereador Ednei do Esporte (Projeto de Decreto Legislativo 08/2021), denominado de "Ginásio de Esportes Professor Reginaldo Gomes da Cruz?, o atual Centro de Iniciação ao Esporte - CIE, localizado no Conjunto Habitacional Sonho Meu.