Blog
  • 27-06-2023 16:20

Beto Preto é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

Fotos: Thiago Lima

 O deputado federal Dr. Carlos Alberto Gebrim Preto - Beto Preto foi titulado Cidadão Honorário de Umuarama em cerimônia realizada na última sexta-feira (23), no Plenário Germano Norberto Rudner. Ele foi o deputado federal mais votado do PSD nas eleições de 2022 pouco tempo após ter deixado a cadeira de Secretário de Estado da Saúde.

Em abril de 2023, foi reconduzido ao cargo de secretário estadual, atendendo convite do Governador Ratinho Júnior. Seu desempenho na pasta foi de grande importância para a Saúde estadual, tendo alcançando destaque nacional pela condução da pandemia do Covid 19. Umuarama também foi contemplada com recursos fundamentais para a manutenção do atendimento em Saúde, bem como o combate á epidemia.

PROJETO

O projeto que resultou na consolidação da honraria a Beto Preto é de autoria dos vereadores Newton Soares e Ronaldo Cruz Cardoso, tendo sido aprovado no ano passado.  Conforme os parlamentares, a honraria tem por objetivo reconhecer a relevância de Beto Preto para com Umuarama, tendo em vista a atenção dispensada ao município enquanto Secretário de Estado da Saúde, o que concede todos os quesitos para que seja reconhecido como filho da terra.

PRESENÇAS

A solenidade foi prestigiada por autoridades de diversos segmentos, dentre os quais representantes da área de saúde e setor hospitalar, políticos de diversas esferas e vários municípios da região, bem como empresários. O plenário Germano Norbert Rudner ficou repleto, sendo essa uma das sessões de titulação mais prestigiadas dos últimos anos. O Prefeito Hermes Pimentel também se fez presente, assim como o presidente da Câmara, Clebão dos Pneus. Ambos discursaram endossando a relevância de Beto Preto para com Umuarama.  O deputado estadual Tiago Amaral também acompanhou a sessão.

CURRÍCULO

Beto Preto (Carlos Alberto Gebrim Preto) é natural de Londrina, filho de Pedro Agostineti Preto e Maria Teresa Gebrim Preto. É casado com Adriana, tendo como ela os filhos Pedro e Cecília. Foi secretário de Estado da Saúde, da gestão Ratinho Junior, entre 2019 e 2022.  - Também foi secretário de Saúde dos municípios de Apucarana e Califórnia, e prefeito de Apucarana por dois mandatos, tendo a sua reeleição em 2016 com quase 90% dos votos válidos, proporcionalmente, a maior do Brasil.

Como secretário de Estado, ampliou a política de atendimento pelos consórcios intermunicipais de saúde, ampliou a possibilidade ofertas de serviços e assistências em diversos hospitais pelo Estado, reduzindo assim o deslocamento dos paranaenses. Fortaleceu a Atenção Primária e Especializada em Saúde. Também enfrentou a pandemia da Covid-19, viabilizando a abertura de três hospitais públicos, dobrou o número de leitos para o atendimento dos paranaenses, com mais de quatro mil leitos de UTI e enfermaria.

Médico, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Especialista em Medicina Nuclear, pelo Instituto Rio Preto de Medicina Nuclear - Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) - Pós-graduado em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Santa Casa de São Paulo, Secretário de Estado da Saúde – 2019/2022, Vice-presidente Sul do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Elegeu-se prefeito de Apucarana (PR), em 2012/2019, antes disso, de 1998/200 foi Secretário Municipal de Saúde em Apucarana. Em 2001/2002, ocupou outra Secretaria Municipal de Saúde, desta vez no município de Califórinia/(PR). 

Diretor Geral da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ministério da Saúde, Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) 2000/2002, Diretor institucional do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) 2001/2002, Membro do Conselho Nacional de Saúde – 2001/2002, Vice-presidente para a Saúde Pública na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) – 2017/2018.

GRATIDÃO

Ao fazer uso da palavra, o secretário agradeceu imensamente à honraria, destacando que a partir de agora passa a ter ainda mais responsabilidade para com Umuarama, terra que agora acaba por ser como sua de origem. Durante sua visita à Umuarama, antes de receber a titulação de sexta-feira, o deputado federal e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou R$ 100 milhões em convênios e investimentos para a área da saúde, sendo beneficiados prefeituras e hospitais da região Noroeste. 

MAIS HONRARIAS

A Câmara segue a semana com mais titulações de cidadãos honorários. Nesta terça-feira (27), serão titulados o Bispo Heméritdo Dom José Maria Maiomone (mediante projeto apresentado pelos vereadores Clebão dos Pneus e Ronaldo Cruz Cardoso), o Sr. Lucinio Honório dos Santos (projeto do então vereador Édipo Turisco) e o Reitor Estadual do IFPR – Dr. Odacir Antônio Zanatta (projeto assinado pelos vereadores Ednei do Esporte, Professora Ana Novais e Sorrisal – Amigo do Povo). Já na próxima quinta-feira (29), será titulado o Pastor Perci Fontoura. O projeto que concedeu a honraria é de 2019, assinado pelo então vereador Deybson Bitencourt.   

  • Compartilhe: