• 02-05-2023 20:00

Câmara Municipal de Umuarama adere à campanha Maio Amarelo

A Câmara Municipal de Umuarama formalizou na tarde desta terça-feira (02), sua adesão à Campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema: “No trânsito, escolha a vida”. Para marcar o início das atividades, o presidente da Casa, vereador Cleber Marcos Nogueira – Clebão dos Pneus, acompanhado dos demais vereadores e dos servidores da Casa, participaram de palestra comandada pela Diretora do Detran de Umuarama, Cláudia Canalli, em evento ocorrido no Plenário Germano Norberto Rudner.

A Campanha Maio Amarelo tem como propósito a educação e conscientização no trânsito. Este é o décimo ano que iniciativa acontece no Brasil. Em 2023 a proposta é alertar motoristas e pedestres de que não colocar outras pessoas em risco é também uma maneira de salvar vidas e evitar acidentes e lesões nas estradas e ruas brasileiras.

CLEBÃO DOS PNEUS

Em sua explanação, o presidente Clebão dos Pneus destacou a importância da mobilização em prol de um trânsito mais seguro, tendo em vista relevância comunitária coletiva, sendo assunto que deve ser debatido em todas as idades, principalmente na escola.

O parlamentar chama atenção especial para sua área de atuação, que se volta à comercialização de pneus, a qual está diretamente relacionada ao trânsito. “É dever de todos oferecerem produtos de qualidade e eficientes, que garantam a segurança dos veículos e também é uma obrigação dos condutores, assim como dos pedestres”, completou.

No entanto, o enfoque principal de Clebão diz respeito à prevenção, que deve ser algo prioritário, não somente no mês de maio, mas todos os outros períodos. “Se desta palestra que teremos aqui com a Cláudia Canalli, conseguirmos evitar um acidente, já é uma grande conquista. Se conseguimos salvar uma vida, uma glória”, pontuou Clebão.

CLÁUDIA CANALLLI

Ao fazer uso da palavra, Cláudia Canalli – Diretora do Detran de Umuarama, destacou a importância da Campanha Maio Amarelo. “A adesão da Câmara Municipal de Umuarama a campanha é de grande valia, tendo em vista que quanto mais entidades, pessoas e a sociedade como um todo aderirem à iniciativa, melhor será a educação no trânsito, o que, por sua vez, reflete em menos acidentes, mortes e em uma sociedade mais feliz”, disse.

Conforme dados oficiais, 90% das mortes no trânsito são provocadas por falhas humanas, estatística que evidencia a necessidade de ações de conscientização e, mais do que isso, de educação no trânsito, num processo que visa tornar a sociedade mais consciente e praticante de ações de prevenção e cuidados no trânsito.

Durante sua explanação, Cláudia Canalli também exibiu o vídeo institucional 2023 do Maio Amarelo, produção a qual reforça a importância de todos lutarem em conjunto por um trânsito mais seguro.

DADOS – UMUARAMA

Uma informação preocupante apresentada pela Chefe do Detran Umuarama se volta aos números de óbitos no trânsito paranaense que, há cada 12 minutos registra quatro mortes, a maioria delas ocorrida por acidentes resultantes em consumo de álcool e direção, uso do celular enquanto dirige, falta de respeito ao sinal vermelho e imprudência. “O trânsito é a terceira causa de morte no Brasil. Perde apenas para o infarto e o câncer”, complementa.

RECORDE RUIM

Em se tratando de ocorrências de trânsito em Umuarama, outro dado preocupante é relativo ao número de infrações. A Capital da Amizade é uma das cidades paranaenses com maior índice de processos de trânsito. O município conta com 2529 infrações resultantes em suspensão de carteiras de habilitação. Comparados com outros municípios do mesmo porte, os números se mostram ainda mais evidentes, uma vez que em Campo Mourão são 897 casos, 1166 em Pato Branco, 1162 em Toledo. Das cidades vizinhas, Maringá é uma das que possui maior número de CNHs, suspensas: 3587, em contrapartida, a capital do Estado, Curitiba, tem atualmente 9345 condutores com suas habilitações suspensas. Apesar de ser o maior número em todo o Paraná, a cidade é a que possui maior número de condutores, o que projeta seu percentual de carteiras suspensas bem inferior aos dados relativos à Umuarama.