• 10-05-2023 17:00

Dom Frei João Mamede Filho visita a Câmara nas comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese

O Presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Cleber Marcos Nogueira, o Clebão dos Pneus, juntamente com demais vereadores da Casa Legislativa, recepciono Excelentíssimo Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv, acompanhado demais sacerdotes, na tarde desta quarta-feira (10).

A comitiva a qual esteve presente junto do Bispo foi composta por todos os padres de Umuarama. Tal iniciativa faz parte do calendário Diocesano, como uma das atividades que compõem as comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese.

O bispo tem visitado todas as igrejas e paróquias da Diocese e, em Umuarama, além dos espaços religiosos, também tem feito estado em órgãos públicos. Além da Câmara, ele também esteve em visita ao Prefeito Hermes Pimentel, em seu gabinete no Paço Municipal.

O Presidente Clebão agradeceu imensamente à visita do Bispo, uma vez que se trata de uma figura muito forte na realidade umuaramense, não somente como eclesiástico, mas como alguém que sempre lutou pelo fortalecimento do evangelho e em levar adiante os mandamentos da igreja.

Todos os vereadores presentes fizeram uso da palavra e, tal qual o presidente da Casa, destacaram a relevância de Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv. Os servidores da Câmara Municipal de Umuarama também acompanharam ao evento.

Em seu pronunciamento, o bispo enalteceu o trabalho desenvolvido pela Diocese ao longo das últimas décadas, sendo uma das mais representativas do interior do Paraná. Também destacou a relevância do Poder Legislativo em prol de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

JUBILEU DE OURO

“O Concílio Vaticano II, forte sopro do Espírito Santo sobre a Igreja, convocado pelo Beato João XXIII, em 1962, e concluído sob o Papa Paulo VI, em 1965, inaugurou um tempo novo. Nesta época, os Bispos do Brasil já haviam iniciado a experiência do planejamento pastoral, o que agilizou a aplicação do Concilio Vaticano II na realidade brasileira.

Foi neste contexto histórico que surgiu a Diocese de Umuarama - Diocese do Divino Espírito Santo, criada por Paulo VI, a 26 de maio de 1973, e instalada a 16 de setembro de 1973, por Dom Geraldo Fernandes, então Arcebispo do Norte do Paraná. Dom José Maria Maimone, SAC, que tomou posse no dia 16 de setembro de 1973, foi coordenando a caminhada da Diocese, que contou com 13 Planos Diocesanos de Pastoral, várias Cartas Pastorais, alguns Diretórios.”