Blog
  • 30-06-2023 16:35

Umuarama tem mais quatro Cidadãos Honorários

Aconteceu nas noites das últimas terça-feira (27) e quinta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal, solenidade de titulação de mais quatro cidadãos honorários de Umuarama. Na terça-feira receberam a honraria o Bispo Emérito Dom José Maria Maimone, Sr. Lucinio Honório dos Santos e Dr. Odacir Antônio Zanatta. A titulação concedida a Dom José é de autoria dos vereadores Clebão dos Pneus e Ronaldo Cruz Cardoso, enquanto a do Senhor Lucinio Honório dos Santos, tem como autor o então vereador Édipo Turisco, já o Dr. Odacir Antônio Zanatta, foi titulado mediante propositura dos vereadores Ednei do Esporte – Professora Ana Novais e Sorrisal – Amigo do Povo.

Já na quinta-feira (29), a solenidade homenageou o Pastor Perci Fontoura - presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná (CIADEP), além de outros cargos eclesiásticos, que lhe renderam projeção nacional e internacional, como represente da Assembleia de Deus, igreja da qual é membro desde 1966. A autoria do projeto que deu origem à concessão da honraria é assinada pelo então vereador Deybson Bitencourt.

DOM JOSÉ

O Bispo Emérito Dom José Maria Maimone nasceu em Astolfo Dutra (MG), em 1932. É técnico em contabilidade, tendo ingressado no seminário dos Padres Palotinos em 1955. Foi ordenado padre em junho de 1961 e bispo em 29 de junho de 1973, em Roma pelo papa Paulo VI, na Basílica de São Pedro. Estudou filosofia em Londrina e teologia na Faculdade Nossa Senhora de Assunção, São Paulo. Estudou Teologia Espiritual no Pontifício Instituto Teresianum, em Roma, recebendo o título de ´´Perito em Espiritualidade´´, em junho de 1973.

Como padre exerceu seu ministério em Londrina e Curitiba de 1972 a 1973. Em Roma, Itália, foi Consultor-Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos). Exerceu o cargo de  Bispo Diocesano de Umuarama, de 1973 a 2002. É autor dos livros: São Vicente Pallotti, um grande evangelizador, Carta Pastoral sobre o Dízimo, Carta Pastoral sobre as Comunidades Eclesiais de Base, Dízimo, Manual do Ministro Extraordinário da Comunhão e Participação ( Coleção ´´Estudos da CNBB - Sul 2. Também ficou conhecido em todo o Brasil, por ser o primeiro bispo a implantar o dízimo na Diocese. O religioso não pôde comparecer à sessão por conta da idade avançada e, já que no dia posteriores, participaria da missa de comemorações do seu jubileu de prata na Diocese de Umuarama, mas, foi representado pelos Padres Maurício e Machado.

 

SR LUCINIO

Com 102 anos, Lucinio Honorário dos Santos , nasceu em 1921, natural de Frei Paulo/SE. Sergipano, teve uma vida dura desde pequeno, trabalhando na roça, não teve estudos, pois naquela época trabalhava para ajudar no sustento da família.  Dono de muitas histórias percorreu por vários lugares do nordeste em cima de um cavalo, em comitiva, presenciou até as andanças de Lampião, Maria Bonita e seus comparsas, na qual relata que foram dias de desespero, medo pois todos tinham pavor do cangaceiro, que fez diversas vítimas e muitas atrocidades.

Tentou a vida em São Paulo e, ao não se adaptar à vida da capital paulista retornou à terra natal. A vinda para o Paraná se deu nos anos 50, quando conheceu esposa Lauri e, junto dela, decidiu se mudar em 1957 para a pequena cidade que estava se fundando: Umuarama. Viveu e vive na Capital da Amizade desde seus primórdios, formando aqui sua família de 4 filhos. Trabalhou na área rural, em lavouras de café, em uma fazenda. Sua contribuição na vida rural ajudou Umuarama em suas melhores fases cooperando naquilo que hoje ela se tornou.

 

ODACIR ZANATTA

Odacir Antônio Zanatta nasceu em Reginópolis.  É casado com Máriam Trier, professora e pesquisadora do IFPR. É pai de cinco filhos: Rafael e Renan (do primeiro casamento) e Augusto, Estevan e Helena (do segundo casamento). Fez faculdade de Agronomia, na UEM, Maringá, e trabalhou como agrônomo no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, retornando a Maringá para fazer mestrado em Agronomia, na UEM, e iniciou a carreira de professor de cursinho. Foi coordenador dos cursos de Agronomia e Agronegócio da UniCesumar e entrou para o Instituto Federal do Paraná (IFPR)  É doutor em Agronomia, também pela UEM, tendo sido docente em vários cursos superiores da Cidade Canção.

Em 2009, passou no concurso de professor do Instituto Federal do Paraná, onde está quase chegando ao nível de professor titular (é o último nível da carreira). Em 2010, mudou-se com a família para Umuarama e trabalhou pelo IFPR e pela cidade até 2016, quando foi indicado para reitor pró-tempore do IFPR. Em 2019, foi eleito reitor, cargo que ocupa até o momento. Sendo um nome muito representativo para a educação municipal, além de ter saído da Capital da Amizade para ocupar o cargo mais importante do IFPR no Estado.

PASTOR PERCI

Perci Fontoura nasceu no dia 17 de Janeiro de 1954 - em Nova Boemia, distrito de Sobradinho – RS, filho de Orlando Fontoura e Georgina Pintos Fontoura. Seus pais tiveram 15 filhos - 11 homens e 4 mulheres. Desde cedo, apreendeu a importância do trabalho e, com 08 anos de idade, já lidava com a lavoura, estudando pela manhã e trabalhando à tarde. Com 17 anos ingressou no Exército Brasileiro, onde permaneceu por alguns anos troféus. É casado com Rozeli Santos Fontoura há 42 anos e, desta união, os filhos Crissiely Santos Fontoura – Casada, Mãe e Assessora do Governador do Estado do Paraná e Perci Fábio Santos Fontoura – Pastor, Advogado, Casado, Pai e preside a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Guaíra – Pr. Perci Fontoura é avô de Arthur Perci e Ana Luiza. 

É formado bacharel em Teologia Doutor Honoris Causa e em Administração Eclesiástica; Doutor Honoris Causa em Administração Eclesiástica; Doutor Honoris causa em Educação Cristã; Juiz Arbitral por Brasília – DF; Pós Graduado em Capelania; Pastor Presidente desde 1981 – presidindo 4 campos Eclesiásticos nas cidades de: Andirá-Pr – por 8 anos;  em Guaíra-Pr – por de 21 anos, em Umuarama, no período de 15 anos e na cidade de Ponta Grossa-PR – Período de 1 e 6 meses. É presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná (CIADEP) com mais de 5 mil Igrejas, mais de 6 mil Pastores e mais de 1 milhão de membros no estado; Vice-Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB); Presidente da União dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus dos Estados do Sul (UMADESUL);  Responsável por dezenas de Igrejas de Língua portuguesa nos Estados Unidos (USA) em toda a Europa e Japão e Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Umuarama.

RECONHECIMENTO

Todos os homenageados foram titulados levando em conta a importância que representam Umuarama em seu passado, presente e, também, representarão no futuro. Tais atributos foram endossados por todos os vereadores, assim como o prefeito Hermes Pimentel, que também acompanhou as solenidades. Além do presidente Clebão e do primeiro secretário, vereador Fernando Galmassi, também acompanharam as sessões os vereadores Ana Novais, Cris das Frutas, Ronaldo Cruz Cardoso, Mateus Barreto, Sorrisal – Amigo do Povo e Pé Duro.

 

  • Compartilhe: