• 06-04-2022 15:26

Vereadores de Cidade Gaúcha visitam a vereadora Ana Novais para debater sobre a Procuradoria da Mulher

A vereadora Ana Novais recebeu na manhã da última terça-feira em seu gabinete, a visita de comitiva do município de Cidade Gaúcha, que veio até o Poder Legislativo Municipal para explanar junto a ela sobre a Procuradoria da Mulher, que foi constituída recentemente na Câmara de Umuarama, tendo como procuradora Ana Novais e Cris das Frutas na função de subprocuradora.

Na comitiva estava o presidente da Câmara Municipal de Cidade Gaúcha, Ailton Ferreira Guimarães, que veio acompanhado das vereadoras Marina Marques e Genecy Macedo. Também participou da reunião o assessor jurídico da Câmara de Umuarama, Dr. Luiz Sérgio de Toledo Barros Filho.

Na ocasião, Ana Novais relatou o processo que envolveu o desenvolvimento do Projeto de Resolução 5/2019, o qual oficializou a Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Umuarama. No entanto, somente em 2022 os trabalhos se iniciam oficialmente, com a recente eleição das vereadoras Ana e Cris das Frutas para coordenarem os trabalhos.

Os vereadores ficaram otimistas com a reunião, tendo em vista que o objetivo da visita é a consolidação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Cidade Gaúcha. Tanto o presidente quanto as vereadoras endossaram que brevemente devem colocar em pauta o debate relativo ao tema junto aos demais parlamentares.

No sentido de auxiliar no processo, Ana Novais se colocou à disposição da Câmara de Cidade Gaúcha, tanto quanto instruções para desenvolvimento do projeto de resolução, assim como as demais tratativas referentes ao contexto.

A Procuradoria da Mulher tem como foco principal trabalhar em prol de garantias de representatividade às mulheres, mediante ações que oportunizem  visibilidade e destaque na política, já que grande parte dos cargos públicos eletivos do Brasil são ocupados por homens, o que dificulta a igualdade em se tratando do debate mais amplo sobre políticas públicas voltadas ao público feminino. A proposta também visa dar amparo a mulheres em situações de risco, vulnerabilidade social ou violência doméstica.