Na sessão ordinária desta segunda-feira (13), o vereador Washington Guirão participou de sua primeira reunião legislativa após ser empossado. Em um momento marcado por emoção e, Guirão reafirmou seu compromisso como parlamentar, destacando sua dedicação à transparência e ao serviço público. Durante o discurso, o vereador homenageou sua esposa e seu filho Lucas, falecido no ano passado, mantendo sobre sua cadeira e junto à tribuna uma camiseta com a imagem do filho, como forma de lembrança e motivação para o trabalho que inicia na Casa.
Na pauta de votações, o plenário apreciou e aprovou, em segunda discussão e votação, com apenas um voto contrário, o Projeto de Emenda nº 011/2025, que altera o art. 208 da Lei Orgânica do Município de Umuarama. Com a mudança, a data-base para a revisão geral anual da remuneração dos servidores municipais e do subsídio passa a ser o mês de março, substituindo o período anterior, estabelecido em janeiro.
De acordo com a justificativa apresentada na mensagem anexa ao projeto, assinada pelo prefeito Fernando Scanavaca, a alteração tem como objetivo oferecer maior equilíbrio, previsibilidade e justiça na aplicação dos reajustes e direitos dos servidores, garantindo tempo hábil para definição de índices, especialmente em momentos de transição administrativa. O texto também destacou o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais à iniciativa, reforçando a importância da mudança para atender aos interesses da categoria.
Outro projeto aprovado, desta vez por unanimidade e em primeira discussão e votação, declarou de utilidade pública a Associação Beneficente Mais Vida. De autoria do então vereador Lucas Grau, a entidade, sem fins lucrativos, desenvolve atividades voltadas à assistência social, além de ações nas áreas educacional, cultural e de apoio comunitário. Reconhecida por sua relevância, a instituição atua de forma significativa no atendimento a diversas demandas da população de Umuarama, reforçando seu papel como parceira essencial na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
De autoria da vereadora Enfermeira Rosângela, o terceiro texto em apreciação diz respeito ao Projeto de Decreto Legislativo 17/2025, que concede o Título de Cidadão Honorário de Umuarama ao Senhor Dogival Corrêa. Aprovada por unanimidade em primeira discussão e votação, a honraria reconhece os relevantes serviços prestados por Dogival ao desenvolvimento econômico, social e comunitário do município.
De acordo com a vereadora, Corrêa construiu uma trajetória marcada pelo espírito empreendedor e pela dedicação ao progresso da cidade, contribuindo significativamente para o crescimento urbano de Umuarama, seja por meio de suas iniciativas no setor imobiliário e da construção civil, seja pelo impacto gerado em melhorias para diversos bairros.
Por fim, mais uma propositura assinada pelo então vereador Lucas Grau foi a Moção 6/2025, uma Moção de Aplausos que homenageia o Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (AITEA) por seu primeiro ano de funcionamento. A iniciativa reconhece o fundamental trabalho da instituição, que já atendeu cerca de 380 pacientes na região, e valoriza o esforço de famílias e profissionais dedicados à causa. A moção também serve como um chamado à sociedade e ao Poder Público para que ampliem esforços e compromisso com políticas públicas mais estruturadas e inclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. O texto foi aprovado por unanimidade em única discussão.