• 06-06-2018 00:00

Alunos do Colégio Pedro II visitam a Câmara de conhecem as atribuições do Poder Legislativo

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (06), no plenário da Câmara Municipal de Umuarama, encontro com vereadores e alunos do Colégio Estadual Pedro II. Eles participaram de uma ?roda de conversa? recepcionados pela presidente da Casa, Vereadora Maria Ornelas e demais parlamentares que compõem o Poder Legislativo Municipal.

A visita foi coordenada pelas idealizadoras do Projeto Ética, Cidadania e Política; Sandra Regina Furlan Silva, professora de filosofia, e, Dayane A. Trevisan Sarmento, professora de história. Também acompanhou a visita o diretor auxiliar do Colégio, Professor Cleverson Zanquetti. A iniciativa se volta aos alunos do segundo ano do ensino médio, objetivando que os estudantes conheçam o funcionamento da Câmara Municipal e como acontece a tramitação de projetos e os processos que envolvem a confecção de uma Lei, ou, outras proposições exclusivas da alçada.

Os alunos foram instruídos sobre o papel do vereador enquanto representante da comunidade. Eles também conheceram as diferenças entre indicação, requerimento e projeto, uma vez que a primeira diz respeito a sugestões de obras e ações, remetidas ao Chefe do Poder Executivo Municipal (Prefeito), enquanto o requerimento utilizado para pedido de informações ao prefeito ou determinadas entidades, e, por fim, o Projeto, que é uma proposição do Parlamentar, que, aprovada em plenário, é transforma em Lei após a sanção do Prefeito.

O encontro também foi aberto a perguntas e respostas, sendo permitido aos alunos fazerem questionamentos aos vereadores quanto ao seu trabalho, indagações estas que foram toras atendidas. Ao final do ano, os alunos retornam à Câmara, quando acontece o encerramento do projeto.