• 01-06-2021 00:00

CPI da Covid inicia com aprovação do Regimento e deliberações acerca do desenvolvimento dos trabalhos

Aconteceu na manhã desta terça-feira (01), a primeira reunião da CPI da Covid 19 depois de instituídos os membros que farão parte da coordenação das tratativas. A presidência da Comissão está com a vereadora Ana Novais, Ednei do Esporte vice-presidente e Mateus Barreto como relator dos trabalhos. Cris das Frutas e Sorrisal são suplentes.

Primeiramente houve votação e aprovação da ata da reunião ocorrida semana passada na qual foram eleitos os membros. Ana Novais também concedeu palavra a todos os vereadores presentes, entre eles o Presidente da Câmara, Fernando Galmassi e Pé Duro. Eles não são membros da CPI, tendo em vista o número de vagas serem estipulados em cinco integrantes, porém, os parlamentares acompanharão todos os trâmites.

Outra etapa foi à deliberação do regulamento interno da CPI n° 01/2021. O relator leu na integra o Regulamento da Comissão Parlamentar de Inquérito, legalmente denominada de Comissão Parlamentar de Inquérito da COVID 19.  Na deliberação o conteúdo foi aprovado sem alterações. O regimento delimita as ações e etapas pelas quais a CPI será sequenciada.

Também ficou definida a elaboração de dois ofícios destinados ao Presidente da Câmara. Um deles solicita que a presidência proceda com designação de determinados servidores da Casa que possam vir a auxiliar no processo. O outro pede a contratação de um servidor que possa auxiliar diretamente os vereadores no trâmite da CPI, provavelmente um assessor de comissões.

Ainda na reunião foi requerido o envio de documento oficial ao Ministério Público do Paraná, que comanda a Operação Metástase, o qual informa ao órgão a respeito da instituição da CPI e do início dos seus trabalhos.