Câmara Municipal de Umuarama | Notícias
  • 16-02-2021 00:00

Primeira sessão ordinária elege presidentes e membros das comissões permanentes

A Câmara Municipal de Umuarama realizou nessa segunda-feira (15), a primeira sessão ordinária de 2021, a qual contou com a publicação de várias indicações, requerimentos e proposições dos parlamentares. O reinício dos trabalhos legislativos contou com a retomada da participação popular junto ao plenário Germano Norberto Rudner, que teve acesso permitido ao público mediante a adoção de protocolos de segurança e controle da ocupação do espaço.

Além dos trabalhos destinados ao trâmite de matérias e demais conteúdos referentes ao trâmite legislativo, também aconteceu à eleição das comissões permanentes da Casa. Essas comissões têm por objetivo estudar e emitir pareceres sobre matéria submetida a seu exame.

O trabalho desenvolvido pelos vereadores enquanto membros é prestar auxílio ao funcionamento do Poder Legislativo. Consiste na análise mais detalhada quanto às propostas de projetos em tramite no Parlamento Municipal. Tais atribuições são previstas pela Constituição Federal e pelos Regimentos Internos das câmaras.

A Câmara de Umuarama conta com quatro comissões: Justiça e Redação ? Economia, Finanças e Fiscalização ? Serviços e Obras Públicas e Educação, Cultura, Bem Estar Social e Ecologia. Cada qual voltada à análise de matérias concernentes à sua área de abrangência.

A eleição se deu por votação, tendo sido apresentadas chapas únicas, eleitas com dois votos contrários. A Comissão de Justiça e Redação foi composta pelo vereador Ronaldo Cardoso (PROS) como presidente, tendo como membros Mateus Barreto (PODEMOS) e Newton Soares (PSD).

Ronaldo Cardoso também preside a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, constituída ainda pelo vereador Clebão (PP) e Pé Duro (PROS) na condição de membros. Newton Soares foi eleito presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas, cujos membros são Pé Duro e Ednei do Esporte (PSC).

Ednei do Esporte compõe outra comissão, a de Educação, Cultura, Bem Estar Social e Ecologia, onde ocupa o cargo de presidente juntamente. Os membros são Cris das Frutas (PSD) e Clebão.