• 30-06-2020 00:00

Vereadores apreciam projetos e elegem Comissão Representativa para o recesso

Conforme previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Umuarama, o mês de julho, no calendário legislativo, se configura como recesso parlamentar. Neste período não acontecem às sessões ordinárias, porém, o processo administrativo não passa por nenhuma alteração, com expediente habitual das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A última sessão ordinária antes do recesso aconteceu na noite dessa segunda-feira (29), quando estavam em pauta cinco projetos, dentre eles a Eleição da Comissão Representativa para o Recesso parlamentar, de 1º a 31 de julho de 2020.

O primeiro texto em apreciação estava em segunda discussão na Casa, o Projeto de Lei 014/2020, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária anual para o exercício de 2021. A matéria foi aprovada com quatro votos contrários.

Em seguida entrou em discussão o Projeto de Resolução 01/2020, voltado à apreciação do relatório final e as conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito, sendo uma proposição dos Vereadores Deybson Bitencourt, Jones Vivi, Ana Novais e Mateus Barreto, os quais compuseram a CPI do Transporte Coletivo, procedimento que analisou os termos do contrato firmado entre o município e a empresa responsável pelo transporte coletivo de passageiros na cidade de Umuarama. A aprovação em segundo turno e deu por unanimidade.

Outros dois projetos em primeira discussão diziam respeito à denominação de vias públicas, os dois de autoria do vereador Ronaldo Cruz Cardoso (95/2019 e 04/2020) e, que, em apreciação, foram aprovados por unanimidade.

COMISSÃO REPRESENTATIVA
No período de recesso parlamentar, o Regimento Interno determina que na última sessão ordinária do respectivo período legislativo, aconteça a eleição da Comissão Representativa que deve ser composta por representantes líderes de bancada, os quais têm a atribuição de coordenar diversos trabalhos legislativos, em conformidade com o artigo 87 da do Regimento da Casa. Os vereadores que compuseram a comissão para este recesso são: Mateus Barreto (PODEMOS), Noel Aparecido Bernardino (PSC),. Ana Novais (PSL), Ronaldo Cruz Cardoso (PROS), Toninho Comparsi (MDB), Deybson Bitencourt (PP) e Junior Ceranto (PSD).