• 09-11-2022 09:50

Alunos da Escola Municipal Rui Barbosa aprendem sobre Direito das crianças e conhecem a Câmara Municipal

A professora de educação especial da rede municipal de ensino, Mariane Julião, tem desenvolvido um trabalho parceiro com a também professora da Escola Municipal Rui Barbosa,  Franciele Jorge, com abordagem de assuntos relativos aos direitos do cidadão voltada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental. A atividade também integra o projeto de mestrado da professora Mariane Julião, onde se discorre sobre aos direitos das crianças.

“Como estou fazendo o mestrado, decidi colocar em prática os assuntos debatidos em meus estudos. Foi daí que surgiu a iniciativa de trabalhar o tema com as crianças da Escola Rui Barbosa, iniciativa esta que foi muito bem aceita pela professora Franciele, que é professora do ensino fundamental”, completa a professora mestranda.

Na manhã desta quarta-feira (09), foi dado mais um passo quanto ao desenvolvimento da atividade, desta vez com vivência prática da cidadania pela vertente do Poder Legislativo Municipal. Os alunos do quarto ano da Rui Barbos visitaram as dependências da Câmara Municipal de Umuarama, acompanhados pelas professoras Mariane e Franciele.

Durante a visita, puderam vivenciar a prática do exercício da ‘vereância’. Recepcionados pelo Diretor Geral da Câmara, Temistholis Falias e pelo chefe de comunicação do Poder Legislativo, Márcio Talles, foram instruídos sobre o processo democrático, exercício da cidadania, assim como a relevância do Poder Legislativo na definição de temas importantes voltados à cidade, dentre as quais, projetos que se que primam pela garantia dos direitos das crianças, tema bem recorrente no Parlamento Municipal nesta e a na década passada.

Os alunos também puderam ocupar as cadeiras utilizadas pelos vereadores nas sessões ordinárias e extraordinárias, bem como eventos oficiais realizado no Plenário Germano Norberto Rudner. A temática democracia/direitos das crianças continuará a ser trabalhada nos próximos dias, como forma de fortalecer o entendimento desse processo junto aos alunos, assim como a importância do exercício da cidadania.