Câmara Municipal de Umuarama | Notícias
  • 28-03-2023 14:05

Édipo Turisco é empossado vereador e Fernando Galmassi assume presidência provisoriamente

Com a licença do Prefeito Hermes Pimentel, em vigor até o próximo dia 03, o presidente da Câmara Municipal de Umuarama, vereador Clebão dos Pneus foi empossado interinamente chefe do Poder Executivo Municipal, em solenidade ocorrida ao final da tarde da última sexta-feira (24). Como não pode comandar os dois poderes, o cargo de presidente do Legislativo deve ser transmitido ao sucessor, conforme previsto regimentalmente.

Ocorre que na semana passada, o vereador Sorrisal Amigo do Povo, vice-presidente e quem seria o ocupante do cargo, precisou se afastar de suas funções legislativas por conta de tratamento e, desta forma, em sua ausência, o parlamentar em linha sucessória é Fernando Galmassi, primeiro secretário da mesa diretiva e, presidente do Poder Legislativo Municipal nos dois primeiros anos deste mandato 2021/2022. Galmassi já comandou a sessão ordinária dessa segunda-feira (27), quando estavam em pauta três proposituras, além da publicação de diversas matérias.

POSSE DE ÉDIPO TURISCO

A ausência de Sorrisal Amigo do Povo provisoriamente de suas funções legislativas, determina que o cargo seja ocupado pelo suplente, ou seja, o candidato do mesmo partido mais votado depois dele no último pleito, neste caso, Édipo Turisco. Desta forma, Turisco foi convocado a assumir a cadeira do Legislativo Municipal, sendo sua posse ocorrida também na sessão dessa segunda-feira, quando, como parlamentar, discursou e também deliberou nos projetos em apreciação.

Édipo tem trajetória bastante presente na vida política do município, foi candidato a vereador no ano de 2016, quando obteve 998, ficando na suplência da vaga, condição esta que se repediu na última eleição, uma vez que totalizou 907 votos. Até a última sexta-feira ocupou o cargo de diretor superintendente da Acesf, além de ser acadêmico do curso de Direito.

CLEBÃO PREFEITO

Ontem, ao início da sessão, o prefeito interino, Clebão dos Pneus participou do início dos trabalhos, e ocupou lugar junto à Mesa Diretora na condição de prefeito. Ele deu boas vindas a Édipo Turisco e mais uma vez reafirmou seu compromisso em, mesmo em poucos dias à frente do Poder Executivo, dar prosseguimento ao trabalho de Pimentel, se comprometendo ainda em se dedicar integralmente à função que lhe fora outorgada.

MATÉRIAS EM PAUTA

Na deliberação plenária acerca de textos em apreciação, o primeiro conteúdo é assinado pelo vereador Mateus Barreto - Projeto de Lei 41/2022, cujo teor é referente ao procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação - ETR autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, nos termos da legislação federal vigente.

Barreto justifica que é necessária à regulamentação específica no âmbito municipal em razão do avanço da implementação da tecnologia 5G no Brasil, a qual demanda a ampliação da quantidade de estações transmissoras de sinal por parte das operadoras autorizadas pela ANATEL. O conteúdo foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação.

“A Internet 5G promete impactar profundamente o nosso dia-dia, com conexão mais rápida e melhorias em diversos setores. Portanto, regulamentar o assunto e preparar a infraestrutura para receber essa nova tecnologia é fundamental, é buscar a inovação, é fazer política pública baseada em fatos e pensando no melhor para o Município de Umuarama. É importante que haja na legislação municipal regras claras para a autorização e licenciamento da infraestrutura de suporte e dos equipamentos da nova tecnologia”, destaca o vereador.

LAR SANTA FAUSTINA

Ana Novais assina o texto posteriormente em apreciação, o qual propõe alteração na descrição da nomenclatura de Lar São Vicente de Paulo, para Projetos Obras da Misericórdia, Lar Santa Faustina. A iniciativa visa adequar à Legislação Municipal, a alteração da nomenclatura, que ocorreu em 30 de outubro de 2021. O conteúdo se refere ao Projeto de Lei Projeto 16/2023.

ROTARY CLUB

Da vereadora Cris das Frutas, o último texto em apreciação – Projeto de Lei 21/2023, declara de utilidade pública o Rotary Club de Umuarama. A parlamentar destaca a relevância da propositura tendo como parâmetro as atividades desenvolvidas pelo Rotary Club de Umuarama, entidade sem fins lucrativos, a qual realiza ações sociais visando o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.