Câmara Municipal de Umuarama | Notícias
  • 02-01-2023 13:21

Nova Mesa Diretora toma posse com objetivo de sequenciar trabalhos e a unir forças

O primeiro dia de 2023 começou com mudanças na estrutura administrativa da Câmara Municipal de Umuarama. Foram empossados ao final da manhã do dia 01/01, os membros que compõem a Mesa Diretora no biênio 2023/2024. O vereador Clebão dos Pneus (PP) assumiu a presidência, enquanto a vice-presidência é ocupada pelo vereador Sorrisal Amigo do Povo (PP). A primeira secretaria está a cargo do presidente do primeiro biênio da legislatura, vereador Fernando Galmassi (PSC). Cris das Frutas (PSD), que até dia 31/12/2022 esteve como vice-presidente, é agora a segunda secretaria.

A solenidade de posse foi acompanhada por autoridades, dentre as quais o Prefeito Hermes Pimentel e a primeira-dama Rozileni Moreira Alves Pimentel da Silva, assim como a esposa do novo presidente da Câmara, a funcionária pública Ediane Monica dos Santos Nogueira. Dentre outros presentes, a Secretária Municipal de Habitação - Edna Justino e a Diretora de Gabinete da Prefeitura de Umuarama – Jaqueline da Silva. O presidente do Grupo Ilustrado de Comunicação, Ilídio Coelho Sobrinho também acompanhou o evento.

O até então presidente, Fernando Galmassi não pôde comparecer à sessão, e, desta forma, Cris das Frutas assumiu a presidência, conduzindo assim a transmissão de cargo. Antes do protocolo oficial de posse, ela discursou emocionada e destacou a satisfação e gratidão por ter podido estar vice-presidente nos últimos dois anos, o que lhe favoreceu o entendimento mais amplo do processo legislativo. Recordou os desafios destes dois primeiros anos, como a Pandemia do Covid 19 e os processos administrativos que culminaram com a cassação do prefeito Celso Pozzobom. Cris também agradeceu aos colegas da Mesa findada, enaltecendo votos de sucesso ao novo presidente e demais integrantes.

Após seu discurso, Cris das Frutas conduziu a leitura do termo de compromisso de posse, voltado primeiramente ao presidente empossado, Cleber Marcos Nogueira – Clebão dos Pneus. Uma vez empossado, Clebão assumiu em definitivo a presidência, trocando de assento com Cris das Frutas. A partir de então, passou a conduzir os trabalhos, ocasião em que estendeu o compromisso de posse aos demais membros da mesa, os quais se comprometeram com as determinações constitucionais dos cargos recém-ocupados.

Com a nova mesa composta, Clebão dos Pneus concedeu a palavra ao vereador Sorrisal Amigo do Povo, que discursou na condição de vice-presidente. “Hoje tenho uma visão totalmente diferente da política. Eu acreditava que política se fazia sozinho e hoje entendo que não há como ser um político isolado. Convido a população para acompanhar mais as sessões. Antes, eu ferroava bastante essa Casa Legislativa, mas aprendi com meu próprio erro”, pontuou o vice-presidente, que também desejou sucesso ao novo presidente e demais membros da Mesa Diretiva.

Após a fala de Sorrisal, o presidente Clebão concedeu palavra ao Prefeito Hermes Pimentel que, em seu pronunciamento, destacou a importância do trabalho do Legislativo no bom desempenho do Poder Executivo, dinâmica esta que deve continuar nos próximos dois anos.

O Chefe do Executivo elencou os desafios da gestão pública para os próximos dois anos, levando em contra o crescimento acelerado de Umuarama. Reforçou que precisará da Câmara para novos projetos e em ações inconclusas, como o Centro de Eventos, que há mais de 12 anos está em obras e precisa ser entregue já em 2023.  Dentre outros desafios, estão as duplicações nos acessos à cidade.

Ainda em se tratando de pavimentação, Pimentel anunciou a aquisição de um caminhão usina para realização de recuperação de vias públicas, o qual levará o nome de Caminho da Sua Casa. “Com esse caminhão teremos uma grande economia na recuperação do asfalto de Umuarama, que de R$ 20,00 o m2, passaremos a investir R$ 6,00. A possibilidade de recapearmos a cidade nos próximos dois anos é muito grande”, disse o prefeito, que, posteriormente, parabenizou o Presidente Clebão, desejando sucesso a ele e demais membros na nova jornada.

PRESIDENTE EMPOSSADO

Após a fala do prefeito, Clebão dos Pneus fez seu primeiro pronunciamento oficial como Presidente da Câmara Municipal de Umuarama. Suas palavras se iniciaram com uma frase do poeta italiano Cesare Pavese: A política é a arte do possível. “Hoje estou realizando esse sonho, pois acreditei ser possível. Aproveito para incentivar ao público presente que acredite nos sonhos. Esse é o primeiro passo para a jornada do sucesso”.

O presidente empossado afirmou acreditar que o sucesso não é um fim em si mesmo, pois se trata de uma grande jornada. “Portanto, hoje iniciamos uma grande jornada e, nos próximos dois anos, vou precisar mais do que nunca da direção de Deus, da minha família, dos meus amigos, da minha comunidade. Por isso conto com as orações e apoio de todos.”

Ele também fez questão de agradecer ao voto de confiança recebido pelos vereadores Cris das Frutas, Fernando Galmassi, Newton Soares, Ronaldo Cardoso, Pé Duro e Sorrisal. “Essa presidência precisará muito de vocês. Juntos, vamos tomar providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos”.

Aos demais vereadores foi enfatizado que ‘a Câmara não é nossa. Ela é do povo, e pelo povo e para o povo devemos trabalhar. Também conto com o apoio de vocês’.

Clebão também defendeu a autonomia do Poder Legislativo, porém, conclamou o diálogo em prol da harmonia entre os poderes. “No que depender do Clebão dos Pneus, vou continuar trabalhando em favor das políticas públicas, para o combate da fome, melhoria na educação, nos esportes, na saúde e no desenvolvimento social. Nesse ano de 2023, desejo a todos um feliz ano novo e muito sucesso. Um grande abraço e Deus nos Abençoe”. Com essas palavras o presidente concluiu sua explanação e também encerrou oficialmente a sessão de posse.